Como acumular milhas

COMO ACUMULAR MILHAS

Basicamente você tem duas maneiras de acumular “milhas”, também chamada de “pontos”, a primeira é se utilizando de qualquer cia aérea.
Cada passagem adquirida e voada lhe dá direito a uma “quantidade de milhas ou pontos” proporcional a distância de sua viagem e também a classe de reserva que comprou. Cada vez que você voar com essa cia aérea, vão se somando as milhas ou pontos até chegar a uma quantidade que lhe permita trocar por passagens aéreas.

Passagens promocionais geralmente rendem menos milhas e as classes superiores premiam mais, ou seja, quanto mais se viaja, mais importante o passageiro se torna para a empresa, o que garante também mais milhas ou pontos por trecho voado.

A segunda maneira e a mais fácil, é através do seu cartão de crédito.

Em toda fatura paga de seu cartão de crédito, você acumula pontos.
Esses pontos podem ser trocados por produtos, utilizados para descontos da anuidade do cartão e transformados em milhas dos programas Multiplus da Tam, Smiles da GOL ou TudoAzul da AZUL.
Ao adquirir um cartão de crédito, você já está elegível ao crédito de pontos.
Os pontos são adquiridos no pagamento da fatura de seu cartão.
O crédito de pontos varia entre cartões, tendo como base mais comum a proporção de um ponto para cada dólar gasto. Seus pontos residem em sua conta, normalmente com prazo de expiração de 02 anos.

Quase todos os cartões de crédito oferecem como benefício a conversão de seus planos de relacionamento por milhas.
Veja com seu banco/gerente se o seu cartão te dá esse tipo de benefício.
Muita gente tem medo, prefere passar tudo no débito, mas com um cartão de crédito que você consegue transformar o valor da fatura em pontos/milhas, o que pode tornar sua vida de viajante muito melhor.
Portanto, é possível ganhar milhas ao fazer compras ou pagar a fatura do próprio cartão. Alguns já convertem as compras diretamente, e as próprias companhias aéreas também oferecem cartões de crédito com suas marcas.

O que são e como funcionam os programas de milhagem!

São programas de relacionamento das companhias aéreas em que o participante acumula milhas (pontos ou créditos) cada vez que viaja em um voo dessas empresas ou adquire produtos e serviços de lojas parceiras.
As milhas ou programas de milhagem foram a maneira encontrada pelas companhias aéreas de fidelizar e recompensar o viajante. Dessa forma, em geral, fazendo parte de um programa desses, a cada 1 milha voada, o passageiro recebe uma “milha-prêmio”, que depois de uma certa quantidade acumulada pode ser trocada por passagens aéreas, upgrades (ao invés de voar econômica, ir de executiva, por exemplo), produtos serviços, etc
No caso de alguns programas, pode-se combinar as milhas e pagamento parcial das passagens.
Para se inscrever nesses programas, é necessário fazer um cadastro no site da companhia aérea que desejar.
Na maioria dos casos, um número de inscrição/usuário é gerado no fim do registro.
Esse número representa a “conta corrente” em que são depositadas as milhas.
É preciso apresentar o número de inscrição/usuário toda vez que reservar um voo ou ao fazer o check-in, para que as milhas sejam computadas e acompanhar sua conta pelo mesmo site em que se inscreveu.
Você pode se inscrever em mais de um programa, mas lembre-se: é preciso acumular pontuação suficiente para trocar por passagens em cada programa.
Gerencie suas contas e avalie se o ideal é concentrar suas viagens em uma única companhia ou aliança.
Alguns programas de companhias aéreas mantêm parcerias com outras empresas, como lojas online, hotéis, concessionárias de automóvel, postos de gasolina e restaurantes. Ao adquirir os produtos e serviços desses estabelecimentos, você pode transformá-los em milhas e resgatar seus prêmios mais rapidamente.

As alianças:
Aliança aérea é a denominação de grupos de companhias aéreas que possuem acordos de cooperação com o objetivo de reduzir custos, compartilhar voos, melhorar serviços e, principalmente, oferecer mais opções de embarque para os seus clientes. As empresas também compartilham os programas de fidelização, beneficiando os viajantes frequentes. Hoje, há três grandes alianças de companhias aéreas, Star Alliance, Oneworld e Sky Team.

Star Alliance

Adria Airlines, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian Airlines, Blue1, Bmi, Brussels Airlines, Continental Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Singapore Airlines, South Africa Airways, Spanair, Swiss, TAM, TAP Portugal, Thai Airways, Turkish Airlines, United Airlines, US Airways, Copa Airlines

SkyTeam

Aeroflot, AeroMexico, Air Europa, Airfrance, Alitalia, China Southern, Czech Airlines, Delta, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Tarom Romanian Air Transport, Vietnam Airlines

OneWorld

American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines (JAL), LAN, Malév, Mexicana, Qantas, Royal Jordanian, Gol.

Algumas cias aéreas não fazem parte dessas 3 alianças, contudo podem ter acordos paralelos com cias aéreas e podem mudar de aliança.

Para acumular e resgatar milhas:
São duas opções, a primeira é voando, cada cia aérea tem seu “plano de milhagens” por exemplo: COPA = MileagePlus, GOL = Smilles, LATAM = Multiplus ou LATAM fidelidade, KLM = Flying Blue etc.
Após estar inscrito nos diversos planos de milhas das cias aéreas, no momento do check-in você poderá incluir os pontos daquele trecho da viagem que estará fazendo. O check-in poderá ser pela internet ou pessoalmente no balcão da cia aérea mas não se esqueça de pedir para o atendente apresentando seu número de relacionamento com a cia aérea, do contrário as milhas ou pontos não serão convertidos em sua conta.
Importante: Se você esqueceu de pedir para incluir as milhas no balcão, não tem problema, terá até 06 meses para fazê-lo contados da data da viagem mas para tanto terá que ter em mão o cartão de embarque “boarding pass”.

Faça do cartão de crédito seu melhor amigo
Escolha o cartão que ofereça o melhor bônus de aquisição, bons múltiplos por dólar contabilizado e uma boa validade para os pontos.
Certifique-se de que seu cartão permite trocar seus pontos por milhas dos principais programas de fidelidade.
É possível e normalmente mais fácil, acumular pontos suficientes no cartão de crédito para embarcar no voo de uma empresa que você nunca comprou passagens. No seu extrato mensal ele apresentará quantas milhas ou pontos você tem.

Não deixe de realizar todas as compras com o cartão de crédito. Se você souber dosar os gastos, pode transferir as contas do dia a dia (como telefone, seguro saúde, etc) para a fatura do seu cartão de crédito.
Ficar atento a promoções das cias aéreas também pode duplicar suas milhas, vez por outra elas fazem promoções, assim antes de transferir seus pontos, veja qual está oferecendo as melhores condições.

Atenção também em promoções que sempre aparecem, desde as que oferecem menos milhas para viajar, até de transferências mais vantajosas no cartão de crédito para programas de milhagem e por outro lado fique atento na hora de comprar passagens aéreas em promoções, sempre leia as letras miúdas. Está cada vez mais comum as companhias aéreas reduzirem ou até mesmo retirarem por completo o acúmulo de milhas nos casos de super promoções.

Seja fiel (ao menos a sua companhia aérea)
Selecione um programa de fidelidade capaz de atender aos seus voos (isso vale também para as alianças) e tente sempre viajar pela mesma companhia.
"A infidelidade só gera um monte de milhas em diversos programas que nunca te levarão a lugar algum. O nome fidelidade não está ai de bobeira".
Concentrando-se em um único lugar, você pode subir de status no programa e acumular até 100% milhas a mais no mesmo voo além de eventualmente poder contar com salas “VIP” e outras mordomias.