Tobago mais difícil

Trinidad & Tobago
Localizada na entrada do Caribe, mais precisamente a 11 km do litoral nordeste da Venezuela, as Ilhas da República de Trinidad e Tobago tem uma população de 1.350.000 habitantes, com apenas 50 mil em Tobago. Aproximadamente 32 km separam uma ilha da outra. Com área de 5.128,00 km2., só para se ter uma idéia, as duas ilhas juntas tem área menor do que o Distrito Federal com 5.814,00 km2. A capital de Trinidad é “Port of Spain” ou Porto de Espanha e a ilha de Tobago “Scarborough”.
De acordo com estudos científicos, a milhares de anos atrás, as ilha de Trinidad e Tobago que tem origem vulcânica, estavam ligadas a América do Sul, contando com vegetação similar a da região norte do continente.
Diferente da maioria absoluta dos países do Caribe, possui três cadeias de montanhas, a maior delas cobre todo norte do país com florestas tropicais e uma imensa diversidade de fauna e flora o que a difere de todas as outras ilhas caribenhas normalmente áridas e com pouca vegetação.
As outras duas cadeias bem menores estão no centro-sul e sul da ilha.
A ilha tem uma vasta área plana, especialmente no centro, e regiões sudeste e sudoeste. Nestas á reas concentram-se ás atividade agrícula e industrial. As praias são paradisíacas com águas azuis e cristalinas, além de areia branquíssima. Trinidad é um misto de modernidade com o rústico, enormes e modernos prédios com construções coloniais
Há duas estações climáticas bem definidas durante o ano em T&T, a estação da seca (verão) que começa em Dezembro e vai ate fins de Maio e início de Junho e a estação chuvosa (inverno) que vai de Junho a meados de Dezembro. A temperatura média varia de 24º a 33º dependendo da estação do ano.
Para que você possa ter um melhor entendimento, vamos conhecer as ilhas em separado, primeiro Trinidad.
A ilha mais sulista do Caribe é o centro comercial e industrial do país, onde o turismo não é muito significativo. Por se encontrar a apenas 11 km da Venezuela a visibilidade de suas águas ficam a desejar se comparadas a outros destinos no Caribe. Isso é devido aos rios que desembocam ao longo da costa Oeste (Golf of Paria) e também do fenômeno do rio “Orinoco”, localizado na América dos Sul que no período de chuvas (Junho a Dezembro) chega trazendo entre 2 a 5 metros de água doce sobre as águas do mar... Se por um lado se perde em visibilidade, por outro, podemos encontrar espécies de água doce nadando livremente nessa faixa de água doce no mar.
Na costa norte de Trinidad, existe uma micro praia chamada "Macqueripe Bay" onde facilmente nas primeiras horas da manhã, encontramos "Mantas e Sting Rays", Barracudas, entre outros, como Frades, Badejos etc, a apenas 20 metros da praia.
Não é necessário utilização de barcos, pode-se fazer uma entrada de praia. Na costa norte, em "Maracas Bay, Blanchisseuse Beach e Toco Bay" é muito fácil encontrar tubarões "Black Tips e Reef Sharks" onde não se tem nenhum registro de ataque, apesar da variedade e quantidade desses animais. Já na costa Leste, "Mayaro e Manzanilla Beach" (Oceano Atlântico), a abundância de vida marinha é maior ainda.
Tobago:
Se você gostou de Trinidad, então aguarde Tobago, lá realmente é o paraíso! Já começam pelos habitantes, todos são sorridentes, educados e amistosos... Sabem da importância turística da ilha e não medem esforços para agradar a todo e qualquer turista.
A Famosa ilha de Robinson Crusoé, tendo 1/5 do tamanho da ilha de Trinidad, tem 5 vezes mais pontos de mergulho que Trinidad e para todos os gostos... Mergulhos de correnteza, naufrágios e a abundância de vida marinha é fenomenal.
O turismo funciona o ano inteiro, sendo menos freqüente, na época dos furacões "Set - Out" embora as ilhas não façam parte da rota destes. No período de Janeiro a Março temos uma visibilidade mínima de 20ms chegando fácil aos 45 ms. Dependendo do ponto da ilha, a água é de um fabuloso azul-turquesa quase o ano inteiro. No centro-norte da Ilha, tem um naufrágio chamado MV, Maverick, na Mt. Irvine Bay, descansando a 32 metros, onde possivelmente nunca verá tanta abundância de vida marinha. De Janeiro a Abril, tubarões cabeça de martelo, "Hammerhead sharks" descansam de sua jornada ao norte da ilha... - aos 15 ms de profundidade você calmamente pode estar em meio a mais de 30 deles... – Além dos tubarões martelo, encontrará tubarões de recife, Tartaruga de pente, Tartaruga de Couro, Tartaruga Verde, Moréias, desde as verdes até as Miriquitis, Atuns, Barracudas, Badejos, Marimbás, trombetas, Budiões, Borboletas, Garoupas, Cirurgiões, GOLFINHOS, polvos, lagostas, caranguejos, esponjas das mais variadas cores, corais sem fim.
E por falar em corais, o maior coral-cérebro conhecido do mundo está aqui, realmente gigantesco - seria necessário mais de 30 mergulhadores para abraçar o coral. Enfim, não é a toa que Tobago é considerada um dos melhores pontos de turismo de mergulho do Caribe.
Scarborough
Localizada em uma esquina protegida da baía Rockly (Rockly Bay), na costa sudoeste, a movimentada capital da ilha é o lar de metade dos 50.000 habitantes de Tobago.
Na Baixa Scarborough funcionam as docas para as balsas que vão e vem de Puerto España, além de um escritório dos correios, um restaurante de comida rápida, o único centro comercial da ilha, um cinema e o mercado principal. Este último desperta particular curiosidade entre os visitantes, especialmente nas manhãs das sextas-feiras e sábados.
Nesta hora, este insólito recinto se enche de vendedores que negociam com vários clientes ao mesmo tempo, pesando as frutas e os vegetais, totalizando mentalmente o preço a pagar, pedindo troco a um dos vizinhos, conversando e algumas vezes até discutindo com os compradores e outros vendedores. Para se respirar o verdadeiro encanto de Scarborough, o melhor é percorrê-la a pé.
Só assim se pode apreciar o ambiente rústico e rural que caracteriza esta cidade e toda a ilha.
Tal passeio também mostrará o pulso de uma economia que por anos se baseou na agricultura e na pesca artesanal, e que ultimamente começou a inclinar-se para o turismo.
Esportes.
Tobago também é o paraíso dos esportes que envolvem a natureza, pois a ilha apresenta paisagens repletas de montanhas e rotas praticamente inesgotáveis para uma temporada de férias com adrenalina. Um exemplo é a Reserva Florestal, um amplo território no centro da ilha que é um presente para os aficionados de caminhadas agrestes e da observação de pássaros.
O ciclismo de montanha (trilhas) e as cavalgadas estão ganhando popularidade tanto nesta área como em outros pontos da ilha. Além das atividades que estamos acostumados, voce pode participar da famosa e tradicional “corrida de bodes” ...
Nos hotéis de Tobago as quadras de tênis são uma regra, assim como em Store Bay, onde é aconselhável madrugar para evitar as altas temperaturas do meio-dia. Para os fanáticos dos exercícios, Le Gran Courland é algo como "um sonho transformado em realidade", pois em um só lugar se encontra uma academia de primeira classe e um completo Spa.

Windsurfe e Kitesurf
Tobago ocupa a oitava posição na lista dos melhores locais para a prática de windsurf do mundo e mais recentemente para a atividade do kitesurf. São para todos os tipos de experiência com ventos variando de 8 a 28 nós.
Um ótimo lugar para os iniciantes é a lagoa “Bon Accord”, no noroeste da ilha, cujas águas permanecem tranqüilas porque estão protegidas pelo recife natural de “Buccoo”. Os principais locais para a prática de windsurf estão em ”Mount Irvine” , “Black Rock”, “Speyside” e “Mister Bay”, onde também poderá alugar esquis, botes e caiaques.
O clube Pigeon Point é outro lugar ideal para turistas amantes do mar, onde sempre se acham disponíveis equipamentos para navegar e experientes instrutores.
Golfe
Um dos esportes mais populares é o golfe. Pode-se praticar em dois campos de 18 buracos, mundialmente conhecidos: Mount Irvine e Tobago Plantations, que não só oferecem áreas desafiadoras como as mais espetaculares vistas de Tobago.
Mergulho:
Tobago – Você escolhe: visibilidade entre 20 e 45 metros.
A melhor visibilidade é durante a época de seca, (novembro a maio), porque o mar se torna mais tranqüilo e azul.
Estes meses também são os mais apropriados para mergulhar com as arraias (atividade pela qual Tobago é mundialmente famoso), porque a água fria (24º) atrai particularmente estes animais.
De julho a setembro, a temperatura da água está em seu ponto mais alto, alcançando os 27° C, o que é outra motivação para os mergulhadores.
A principal área de mergulho está localizada frente à baía de Speyside, a nordeste de Tobago, cujas águas guardam um recife de coral totalmente virgem e o maior coral cérebro do mundo. Este lugar está protegido pelo “Fondo Global del Ambiente”, como parque marinho e centro de investigações.
Frente a Speyside estão as ilhas de Cabras (Goat Island), Pequeña Tobago (Little Tobago) e, um pouco mais ao norte, a ilha de St. Giles. Estes lugares são espetaculares para o mergulho de correnteza (drift diving).
O mergulho em correnteza é aquele em que o barco deixa o mergulhador em um ponto e o pega em outro, para onde a correnteza o levou.
Traz uma sensação excepcional de conforto não ter que bater nadadeiras para se locomover, basta relaxar trabalhar a flutuabilidade e deixar-se levar pelas correntes mornas, observando a paisagem marinha que esbanja vida e cores.
O London Bridge (uma ponte rochosa natural em St. Giles), Bookends (onde duas rochas imensas rompem a superfície), o recife Ángel, os Jardins Japoneses, com profundidades de 6 a 25 metros), a Catedral e o Kelliston Drain são alguns dos lugares mais interessantes desta área de Tobago, onde é possível encontrar a maioria das 300 espécies de corais que se conhecem no oceano Atlântico.
A maior parte desses locais também pode ser desfrutada pelos fãs do mergulho livre, atividade que em Tobago consegue aproximar turistas dos mais belos recifes com túneis incrustados de esponjas, coloridos corais duros e moles, peixes de todas as cores, caranguejos e lagostas.
A costa norte da ilha surpreende o visitante com amplas praias, extensos recifes de coral e enseadas que deixam qualquer um de queixo caído. A Baía Man O'War é a primeira grande área de mergulho.
Seus pontos de maior interesse são Long Rock, o recife Pirata, Big Rock e Cardinal Rock.
Os lugares mais atrativos para os mergulhadores na costa norte central são Sisters Rocks (a três quilômetros da costa), The Brothers e as baías Bloody e Englishman, enquanto no oeste se destacam as baías Culloden, Arnos Vale, Stone Haven, Mont Irvine e Buccoo.
A pouca distância, ao sul, se encontram os recifes Buccoo, Ketchup, Kariwak, Flying e The Shallows.
Recentemente, duas embarcações foram rebocadas e submersas em lugares designados em Tobago, como uma maneira de expandir a indústria do mergulho e proteger o sistema de recifes ao redor da ilha. Os barcos foram colocados em dois dos locais de mergulho mais populares de Tobago: Tyrrel's Bay em Speyside, na costa nordeste, e Mount Irvine na la costa leste. As duas embarcações foram identificadas com os nomes de "Round Table", um barco que serviu em áreas petroleiras, fora de serviço desde 1980, e o "Sun Disc", um rebocador de aço de dois propulsores.
Em ambos os casos se removeram toda a maquinaria, tubulações e instrumentos, e se limparam todos os tanques.

Vida noturna
A vida noturna em Tobago não é exatamente o que chamamos de bem agitada. Os locais de entretenimento ficam nos arredores do aeroporto de Crown Point, no extremo sudoeste da ilha.
Ali se encontra o Bar Bonkers que oferece também serviço de restaurante com música ao vivo, o Golden Star que conta com um animado DJ, assim como a danceteria do hotel Sandy Point. Um pouco mais ao norte, na área de Bon Accord, está o Copa Tray, onde nas quintas-feiras se ouve o melhor reggae, e aos sábados a rítmica percussão dos tambores africanos. As festas no bar Robinson Crusoé do Hilton Tobago são para dançar muito.
Para os amantes do jazz e da dança, o endereço é o restaurante do resort holístico Kariwak Diver's Den e Lush.
Museus
Além do Museu Tobago, no Forte King George, a sudeste de Scarborough, a ilha conta com outros centros de exposições da cultura local. A seguir quatro boas sugestões.
“African Art Gallery & Gift Shop”. Turistas e nativos costumam visitar a área de Lowlands para conhecer este centro que conta com uma apreciável coleção de esculturas entalhadas em madeira, com puro sabor africano.
“The Art Gallery and Tea Garden”. Em Lowlands também encontramos esta mostra de óleos e aquarelas de artistas locais.
“Kimme's Sculpture Museum”. Em Mt. Irvine veja a exposição de madeira entalhada com desenhos relacionados ao folclore nacional, que são muito bem cotizados na Europa. Kimme, a artista dona do local, é uma alemã que reside há muitos anos na ilha.
“Tobago Fine Art”. Na autopista Claude Noel, entre Canoe Bay Road e Shirvan Junction, as pinturas indígenas sobre a flora e a fauna da ilha também promovem o ambiente cultural de Tobago.
Fort Milford
Restaram apenas alguns canhões e muros destruídos, mas a estratégica localização deste forte faz com que seja um dos locais preferidos para se contemplar o entardecer na ilha.
Buccoo
Encantador povoado conhecido por abrigar um grande número de atrativas atividades durante a Páscoa, como as famosas corridas de cabras e caranguejos. Aos domingos à noite a rua principal é tomada por populares e bebidas e danças rolam até a madrugada.
Fort Cambleton
Seus muros e canhões estão no lado nordeste da ilha. É um ponto de observação fantástico de Charlotteville, um povoado encantador que parece congelado no tempo.
Mount Irvine
Uma área pitoresca e conhecida pelos campeonatos de golfe que se realizam no campo de 18 buracos do hotel-resort Mount Irvine. Esse campo se distingue dos demais por seu amplo terreno delimitado por palmeiras e vista espetacular da baía de Mount Irvine. Esta baía é ideal durante os meses de inverno para os surfistas que sempre buscam a onda perfeita.
Grafton Caledonia Wildlife Sanctuary
Este refúgio tem trilhas naturais e bosques maravilhosos onde se pode observar pássaros. Era uma fazenda com cultivo de cacau, que depois do Furacão “Flora”, em 1963, se converteu em um refúgio de aves.
Plymouth
É o lugar onde chegaram os primeiros colonizadores de Tobago. O monumento Courland é uma escultura inaugurada em 1976 em comemoração à chegada dos colonos no século XVII.
As atrações desta região são o Forte James, localizado atrás do povoado, e The Mistery Tombstone (a Tumba Misteriosa), tumba de Betty Stiven e seu bebe, cuja inscrição deixou várias gerações perplexas: "Foi uma mãe sem saber, e uma esposa sem permitir que seu esposo se inteirasse, exceto por suas amáveis indulgências para ele".
Arnos Vale
A propriedade onde atualmente se encontra o espetacular resort Arnos Vale, era um terreno de cultivo da cana de açúcar. Destes tempos se conserva intacta uma roda hidráulica de 1857 que impulsiona um moinho. Essa antigüidade é o local mais atrativo do parque natural que ainda tem um restaurante, um museu, uma loja de presentes e um pequeno teatro.
Reserva Florestal de Tobago
Ocupa quase 2/3 da ilha - da área de Castara até Speyside. O cume principal tem aproximadamente 570 metros de altura. Essa reserva é a mais antiga do hemisfério ocidental, com vários atalhos, permitem agradáveis caminhadas pelos aficionados do eco turismo. Uma das excursões favoritas é o Gilpin Trace, una caminhada de 45 minutos que leva a uma catarata.
Localizado muito próximo da Baja Scarborough, o Jardim Botânico é outro lugar digno de ser visitado. Está a noroeste da cidade, e seu maior atrativo são os majestosos campos repletos de uma vegetação que faz o visitante se sentir em pleno bosque tropical, apesar de se encontrar a poucos minutos do centro da capital.
Para finalizar qualquer passeio por esta localidade, vale contemplá-la do alto do Forte King George, uma antiga fortaleza britânica encravada em uma colina a sudeste da cidade. Conta também com um cemitério militar, uma antiga prisão, uma capela e um museu que exibe a história da ilha.
Praias:
Explorar, uma a uma, as praias de Tobago é uma experiência realmente excitante que os amantes do sol e do entardecer podem realizar a pé. A lista a seguir resume algumas das praias mais populares. Cabe aos visitantes levar uma cesta de piquenique, as bebidas geladas, a prancha de surfe e o maiô, para descobrir todos os prazeres aquáticos que Tobago oferece.
Na costa ocidental
Store Bay: Localizada a poucos minutos do aeroporto, a oeste da ilha, é uma das praias mais concorridas de Tobago. Oferece tours em botes com fundo de vidro para admirar a vida submarina no recife Buccoo (comparado em riqueza marinha com a Grande Barreira de Coral da Austrália), e The Nylon Pool (a piscina de Nylon), batizada assim pela princesa Margareth da Inglaterra, devido à tranqüilidade de suas águas. Esta praia é ideal para nadar (especialmente as crianças), porque oferece serviço permanente de salva vidas. Também oferece duchas e local para troca de roupa. Ainda tem bares, pontos de venda de caranguejo ao curry e um mercado artesanal.
Pigeon Point: A praia mais conhecida da ilha se chama oficialmente Club Pigeon Point.
Suas fabulosas águas estão entre as mais tranqüilas da ilha, estando protegida pelo recife de Buccoo (Buccoo Reef).
Várias operadoras de esportes aquáticos e barracas de souvenires operam no local. A entrada custa TT$ 18.
Os serviços oferecidos incluem um bar muito animado com música ao vivo.
No Man's Land: Praia recém descoberta.
Os tours a No Man's Land (que significa "Terra de ninguém") mostram ao turista por que o turismo de Tobago é 100% sustentável: os botes que ali operam pertencem aos residentes, a comida que se degusta é crioula de verdade, feita pelas mãos escuras das cozinheiras locais e sem intermediários nem catering de uma companhia internacional. A música é digna de ouvidos que buscam o verdadeiramente nativo desta terra tão especial.
Buccoo: Esta linda praia é o centro de atenção de Tobago durante as corridas de cabras e caranguejos celebradas na Páscoa. Também é o local de onde partem os tours para No Man's Land, e o lar da bodega de vinhos mais completa da ilha, propriedade do restaurante Tartaruga.
Mount Irvine: Se encontra perto de um dos centros de hospedagem e campos de golfe mais luxuosos da ilha: o Hotel e Resort de Golfe Mount Irvine. É uma praia relativamente pequena, com areia dourada muito fina. Suas águas são muito tranqüilas durante os meses de verão, pelo que são ideais para nadar e praticar mergulho livre. Mas de dezembro a março suas fortes ondas fazem dela um paraíso para os surfistas. Entre suas instalações há uma loja que aluga equipamentos para esportes náuticos, e um bar-restaurante que oferece um prato típico muito apreciado: o shark and bake. (sanduíche de tubarão)
Stonehaven Bay: Guarda uma magnífica praia sacudida pela presença de furiosas ondas. Está rodeada por alguns dos mais luxuosos resorts de Tobago, como o Plantations Beach Villas, o Resort Grafton Beach, Le Grand Courland e as Villas at Stonehaven.
Turtle Beach: Também conhecida como Great Courland Bay. Este balneário oferece muitos pratos típicos e bebidas. De março a agosto, esta praia é um dos locais onde as tartarugas marinhas gigantes enterram seus ovos para que a areia quente os faça eclodir.
Na costa norte
Castara Bay: Esta baía acolhe um pequeno povoado de pescadores muito rústico e amigável, cujos habitantes desfrutam de uma praia ideal para colecionar caracóis e conchas marinhas. Nos arredores funciona uma grande quantidade de pousadas que oferecem os serviços básicos de hospedagem.
Englishman Bay: Completamente afastada da civilização, possui uma praia fabulosa com areia branca e cristalinas águas azul escuras, muito boa para nadar e praticar mergulho livre (levar equipamento próprio, porque não alugam).
Parlatuvier Bay: Bordejada por una ladeira bem pitoresca, esta baía em forma de meia lua e coberta por uma suave areia branca, possui um cais muito utilizado pelos pescadores da zona. Suas águas não são muito recomendadas para nadar, por suas fortes ondas.
Man'O War Bay: Com uma praia bem ampla e próxima da aldeia de pescadores de Charlotteville, esta baía é um lugar ideal para pescar, nadar ou praticar mergulho livre.
Suas águas abundantes de vida marinha permitem que em junho aconteça o Festival de Pescadores, evento que anualmente convoca legiões de esportistas e curiosos.
Nas proximidades se encontra Lover's Beach (a praia dos amantes), famosa por sua areia rosada, produto da desintegração de conchas marinhas. Só se pode chegar lá em bote, então é necessário alugar os serviços de um dos barqueiros da baía.
Bloody Bay: Seu nome vem de uma grande batalha que aconteceu na época da Colônia. Hoje, a suave brisa, a areia dourada e as águas azuis escuras apagam a lembrança daquele combate sangrento.
Pirate's Bay: Rodeada por um cenário de exuberante vegetação tropical, esta é uma das baías mais charmosas de Tobago. Sua praia é coberta por uma fina areia dourada e o mar é tranqüilo e cristalino, ideal para a prática do mergulho livre.
Na costa noroeste
Speyside Beach: Uma praia encantadora com cenários espetaculares. Encontra-se muito próxima do recife de coral de Speyside, onde é possível observar uma das maiores e mais impressionantes formações de coral do mundo. As instalações incluem cabines, sanitários, operadoras de mergulho e mergulho livre. A maioria dos hotéis desta área oferece passeios em botes com fundo de vidro que permite a observação da paisagem submarina.
Tyrrel's Bay: Esta baía é banhada por um precioso mar azul turquesa, e oferece uma vista espetacular das ilhas Pequeña Tobago e Cabras. É o lar do hotel Blue Waters Inn, que oferece equipamentos de mergulho e tours em botes com fundo de vidro para admirar os recifes nos arredores de Pequeña Tobago.
King's Bay: Com um cenário de colinas nas suas costas, esta baía em forma de ferradura com areia escura é um lugar apropriado para nadar e praticar snorkeling. É muito freqüentada pelos pescadores, pelo que muitos turistas se aproximam para ajudar a puxar as imensas redes com o produto de suas pescarias.
Na costa sudeste
Little Rockly Bay: A praia desta baía se estende pela velha estrada da costa e está repleta de palmeiras altas e densas. Tobago Plantations, o maior resort da ilha, se encontra de um lado da praia, enquanto nas proximidades existem outras opções de acomodações, assim como muitos lugares onde passar um bom momento, jantar ou apenas relaxar.
Bacolet Bay: Em sua praia de areia negra se filmou a antiga versão suíça de A Família Robinson. Hoje é muito popular entre surfistas por suas fortes ondas.
Canoe Bay: Esta baía conta com um hotel que brinda hospedagem em vilas. A praia se caracteriza por plácidas águas e um ambiente sereno, que fazem o simples ato de tomar uma bebida no bar do local, uma experiência muito relaxante. Alcança-se a praia a través de um desvio de terra na Milford Road, e a entrada vale TT$ 12 para adultos, TT$ 6 para crianças e é grátis para menores de 5 anos.

Compras
Se você gosta de artesanato e culturas nativas fazer compras em Tobago passa a ser uma boa opção. Não encontrará grandes centros comerciais ou grandes shopping centers, mas é justamente aí que reside à atração que Tobago exerce.
Ao explorar a ilha, encontra-se o encantador trabalho de seus artesãos, que criam suas peças de arte utilizando bambu, conchas marinhas e cabaças. Estes artistas estão por toda Tobago, mas os lugares onde eles mais se reúnem para oferecer sua mercadoria são Store Bay, Speyside, Charlotteville e Englishman's Bay.
Nestes lugares o artesanato oferece ótimas opções de madeiras entalhadas e joalharia, além de peças de vestuário como camisetas estampadas, “batiks” (coloridos vestidos) e maiôs. Pinturas de paisagens naturais de Tobago e outros motivos cotidianos da ilha são outras opções interessantes para se levar de souvenir, assim como as reproduções e pôsteres, esculturas e outras manifestações das artes plásticas locais, que se encontra em lojas, galerias e ateliês caseiros.
Conhecendo um pouco da História:
Trinidad e Tobago, duas ilhas, mas um só país. Conhecida também como T&T, este pequeno arquipélago foi colônia do Império Britânico até 1962 quando se tornou independente, desde então T&T vem construindo o futuro com suas próprias mãos apesar de fazer parte da Comunidade Britânica.
Como a grande maioria das ilhas do Caribe, foi disputa de diversos países.
Bem antes dos ingleses, os espanhóis foram os primeiros a lá chegarem e só para variar, foi Cristóvão Colombo quem descobriu a Ilha de Trinidad em 1948, anexando-a a coroa espanhola. Muito tempo depois os Ingleses expulsaram os espanhóis e anexaram a ilha. Os franceses vieram em seguida, tomando-a dos ingleses, ficando por aqui por aproximadamente 90 anos. Depois disso finalmente, os ingleses novamente reconquistaram em definitivo a ilha, controlando-a até sua independência.
Tobago tem uma história diferente. Apesar dos espanhóis terem descoberto a ilha, eles nunca a reivindicaram.
Inicialmente os franceses tomaram posse da ilha delegando aos holandeses a administração dela.
Tobago é considerado uma das mais belas ilhas do Caribe e por causa da sua localização estratégica e da qualidade do solo, excelente para a atividade agrícola, foi a mais disputada ilha da região. Franceses, Holandeses e Ingleses administraram a ilha em diferentes períodos e lutaram duramente por sua posse.
Até os americanos (quem diria !) tentaram conquistá-la.
A Inglaterra que era a maior potência no período colonial conseguiu a posse definitiva da ilha. Tobago foi por muito tempo tratada como uma colônia separada de Trinidad pela coroa britânica.
Com a decadência do setor agrícola no final do século XIX, Tobago foi formalmente entregue à administração de Trinidad; fato este que uniu as duas ilhas para sempre.
Economia:
A cana-de-açúcar foi por muito tempo, especialmente durante o período colonial a principal atividade econômica de Trinidad e Tobago. Após a decadência do setor e graças a descoberta de petróleo e gás natural no início do século XX na ilha de Trinidad e áreas costeiras, a economia renasceu.
O petróleo é a principal atividade econômica do país, sendo também a principal fonte de renda externa sendo considerado o maior exportador de petróleo e maior potência industrial do Caribe.
Outros setores como indústria alimentícia, bebidas, siderurgia, cimento, fertilizantes e mais recentemente o setor turístico são também importantes.
Com um setor industrial desenvolvido, Trinidad funciona como um fornecedor natural para as ilhas vizinhas do Caribe.
Já Tobago, tem sua economia baseada no turismo e na pesca.
Pelas características geográficas (solo montanhoso) e delicado ecossistema não é possível desenvolver uma massiva atividade industrial.
Apesar de T&T ser considerada o maior exportador de petróleo e maior potência industrial do Caribe, o país tem problemas sociais. Como o Brasil ou outros países em desenvolvimento que crescem sem um planejamento adequado, a maior parte da renda está concentrada em poucas mãos com grandes diferenças sociais.
Cultura:
Trinidad & Tobago refletem hábitos, costumes, música, dança etc de acordo com composição étnica do país e haja composição étnica. Afro-descendentes e Indo-descendentes são os dois grupos majoritários miscigenados, o restante está dividido em descendentes de europeus, chineses, libaneses, franceses etc.
Assim como ocorreu em todo o continente americano e Caribe, infelizmente, os índios, população original das duas ilhas não resistiram a ocupação européia e praticamente desapareceram. Apesar disso, há mestiços que ainda preservam algumas características culturais dos antigos habitantes.
Após a abolição da escravatura, inicialmente os britânicos convidaram e trouxeram chineses e portugueses para trabalharem na lavoura de cana-de-açúcar, mas aparentemente eles não tinham aptidão para ficar sob o sol quente e árduo por muito tempo. A solução então, foi trazer os indianos para Trinidad.
Embora a língua oficial seja o inglês, também se fala comumente o espanhol, o hindu e o francês patois.
Trinidad e Tobago apresentam a segunda menor taxa de analfabetismo da América Central (2,1% da população) e está entre as nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente.
Em termos de religião, a maioria da população é cristã, sendo que a religião católica é predominante, mas há protestantes, hindu e islâmica.
Todas as religiões possuem feriados nacionais e para cada feriado uma festa, pode-se até dizer que é o povo mais festivo do Caribe.
O carnaval é a mais popular festa do país, ocorre na mesma época do carnaval brasileiro.
Neste período, milhares de turistas invadem Trinidad para curtir o carnaval. Há muitas semelhanças entre as festas de lá e as realizadas no Nordeste brasileiro, especialmente em Olinda, Recife e Salvador. No decorrer do ano há outras festas, celebrações relacionadas à cultura hindu e por aí vai.
Por ser mais industrial e desenvolvida, o estilo de vida de Trinidad é dinâmico e no dia a dia há muitas pessoas circulando nas ruas, comércio formal e informal, engarrafamentos etc.
Ao contrário do que ocorre em Trinidad, Tobago funciona num ritmo mais lento, o clima é mais bucólico e tranqüilo assim como nossos “baianos”. Por ser mais “homogênea”, os “Tobagonias” como eles são conhecidos, tem seu próprio estilo de vida.
Bem, você já tem uma pequena idéia do significa visitar Trinidad & Tobago, agora é só se programar,
Abraços, e uma boa viagem . . .
Viagem & Mergulho