CARIBE e AMERICA CENTRAL e do NORTE

Caribe ou Caraíbas constitui uma região do continente americano, formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe.
O Caribe está localizado na placa tectónica do mesmo nome que está localizado também em parte da América do Sul e América Central.
O Mar do Caribe é um mar semiaberto tropical do oceano Atlântico, com uma área de cerca de 2.754.000 km², situado a leste da América Central e a norte da América do Sul, cobrindo a superfície da Placa das Caraíbas. É também designado mar das Antilhas por se situar a sudoeste do arco das Antilhas. É limitado a norte pelas Grandes Antilhas e a leste pelas Pequenas Antilhas.

A América Central é a região limitada ao norte pela Península de Iucatã, no México e ao sul pela Colômbia, limitando a Oeste com o Oceano Pacífico e a Leste com o Oceano Atlântico.
Apesar de considerada um dos subcontinentes da América, esta região localiza-se numa placa tectónica própria: a Placa Caribeana Assim, é formada pela faixa central do continente americano compreendendo os Estados soberanos ístmicos e antilhanos mais as dependências situadas no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas).
Um istmo (vem do grego) é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.
O istmo mais famoso é sem dúvida o que passa o Canal do Panamá e que conecta a América do Norte à América do Sul.
Já a América do Norte, constituída de 3 países (EUA, Canadá e México) de está em sua própria placa tectônica e dependendo da classificação, incluiria a America Central Continental e Insular (Caribe).
caribe e america

AMÉRICA DO SUL

A América do Sul é um subcontinente que compreende a parte meridional da América. Une-se à América Central, ao norte, pelo istmo do Panamá e separa-se da Antártica pelo estreito de Drake. Tem uma extensão de 7 500 km desde o mar do Caribe até o cabo Horn, ponto extremo sul do continente. Os outros pontos extremos da América do Sul são: ao norte a Punta Gallinas, na Colômbia, ao leste a Ponta do Seixas, no Brasil, e a oeste a Punta Pariñas, no Peru. Seus limites naturais são: ao norte com o mar do Caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlântico; e a oeste com o oceano Pacífico.