ÁFRICA:

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta.
A África se divide em cinco grupos, que são a África Setentrional, a África Ocidental, a África Central, a África Oriental e a África Meridional.
Africa Setentrional, compreende os países localizados no norte do continente africano, junto ao Mediterrâneo, Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia , Egito, o Saara Ocidental e o Sudão .
A África Oriental é a parte da África banhada pelo Oceano Índico e inclui, não só os países costeiros e insulares, Comores, Djibouti, Eritreia, Etiópia, Quénia, Seychelles, Moçambique, Somália e Tanzânia, mas também alguns do interior, como Burundi, Ruanda e Uganda, além de Zimbabwe, Zâmbia e Malawi, herdeiros independentes da antiga Federação da Rodésia e Niassalândia.
A África Austral, ou África Meridional, é a parte sul de África, banhada pelo Oceano Índico na sua costa oriental e pelo Atlântico na costa ocidental. Considera-se a África Austral formada pelos países: África do Sul - Angola Botswana - Lesoto - Madagáscar - Malawi - Maurícia - Moçambique - Namíbia - Suazilândia - Zâmbia e Zimbabwe.

ÁSIA

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Ocupa um terço das terras de todo o nosso planeta e abriga três quintos da população total do mundo. A Ásia limita-se a oeste com a África e com a Europa, e a leste com o oceano Pacífico. O extremo norte do continente fica na região gelada do Ártico. Mas no sul, a Ásia termina na região quente dos trópicos, perto da linha do equador.

OCEANIA

A Oceania é uma região composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico e Indico além de países como Austrália, Nova Zelândia e Nova Guiné, e parte do Arquipélago Malaio. Ilhas da Polinésia: (Hawaí, Midway, Samoa), (Ilhas Cook, Tokelau), "Tahiti" Ilhas Marquesas, Tuamotu (Fakarava, Manihi e Rangiroa dentre outras), Tubuai e ilhas da Sociedade (Moorea, Pappete , Bora Bora, dentre outras, ) que formam a Polinésia Francesa) Ilhas de Páscoa, Sala e Gómez).
Melanésia: é uma região da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália, que inclui os territórios das ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji.
Micronésia: é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sudeste e leste. É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios: Ilhas Marianas (Ilhas Marianas do Norte e Guam), Ilhas Carolinas, que agrupam os Estados Federados da Micronésia e a República de Palau, a República das Ilhas Marshall, a República de Nauru, e a república de Kiribati.
O Arquipélago Malaio está localizado entre os oceanos Índico e Pacífico, este grupo de mais de 20.000 ilhas é o maior arquipélago do mundo por área. As ilhas dividem-se por territórios da Indonésia, Filipinas, Singapura, Brunei, Malásia, Timor-Leste e a maior parte da Papua-Nova Guiné.